Uma Corda, Um Cordel

Menu
Foto de Zeca Pereira

Zeca Pereira

Zeca Pereira (José Pereira dos Anjos), filho de Cezário Pereira dos Anjos e Domingas Maria dos Anjos. Nasceu em 12 de maio de 1977, no povoado Ilha do Vítor, município de São Desedério=-BA. Na década de 1980, migrou para Barreiras-BA, onde reside até hoje. Em 1993, iniciou sua vida de folheteiro com uma lona pelo chão nas feiras livres, aos sábados em Barreiras e aos domingos em São Desidério.

Zeca Pereira é membro da Academia Barreirense de Letras (ABL), tendo como patrono o cordelista Antônio Teodoro dos Santos (o poeta garimpeiro). Zeca mantém, atualmente, um programa de rádio comunitária Nova FM (Mistura de Ritmos) em Barreiras-BA.

Em 2017, idealizou e organizou o livro: Cordelistas Contemporâneos (coletânea 2017), reunindo mais de 50 cordelistas das cinco regiões do Brasil. Em 2020 em um novo desafio, lançou o Dicionário Biobibliográfico dos Cordelistas Contemporâneos pela Nordestina Editora, onde reuniu mais de 250 cordelistas dos mais diversos Estados do Brasil.

Escreveu e editou, entre outros, os seguintes cordéis:

A alma de uma sogra; Sogra boa e sogra ruim; As artimanhas de uma futura sogra; O preço da traição; O menino do cais; João Grilo, o amarelo que enganou a morte; As novas presepadas de João Grilo e Chicó; A confissão de um advogado; Fantasma da consciência; A chegada de Zé do caixão no inferno; A história da Irmã Sabina em Cordel; O jogador de sinuca; O homem que se casou com uma égua; O encontro do Bispo Edir Macedo com um pai de Santo. Lançou também em 2019 o livro: ABC do Cordel – Além da Rima, Métrica e Oração.

Contato: (77) 98151-9004

Cordéis do Autor

Ver mais