Uma Corda, Um Cordel

Menu
Foto de perfil de Júnior Silva, Professor e Cordelista

Júnior do Cordel

Professor e Cordelista

Francisco Silva Júnior (Júnior do Cordel), filho de Francisco Silva e Ana Elias da Silva. Nascido na Cidade de Jaguaribe, Estado do Ceará, no dia 14 de abril de 1966. Casado com a Professora Alecilva Diógenes, pai de dois filhos, Ana Karena e Daniel Diógenes. Formado em Pedagogia – URCA – Universidade Regional do Cariri. Processos Gerenciais – Estácio FIC. Especialista em Gestão Pública – UECE – Universidade Estadual do Ceará. Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos – UFC – Universidade Federal do Ceará. Administra o site: www.umacordaumcordel.com.br que busca resgatar, valorizar e divulgar a Literatura de Cordel.

De origem humilde, nascido e crescido no meio rural, Fazenda Santa Maria (Jaguaribe-Ce). Tem a cultura do nordeste como a sua grande inspiração para escrever e viajar no mundo do Cordel.

Desde que foi alfabetizado tinha na escrita de textos reflexivos o seu grande fascínio. Mas deixou de lado após ter que deixar a sua terra natal e ingressar no mundo do trabalho.

Em 2005, após ter-se graduado em Pedagogia, inicia uma nova etapa no magistério. E foi a partir daí que, ao utilizar em sala de aula a Literatura de Cordel, através dos clássicos desse gênero literário, despertou o desejo de escrever seus cordéis.

Em 2014 escreveu: A História do Carroceiro Que Se Tornou Professor, uma autobiografia, apresentada no Café Literário da Escola em que atuava. Não parou mais, já tendo inúmeras obras publicadas: As Aventuras de Zureta, As Querelas de Benvisto e Lourabela, O Incansável Professor, O Coxinha Nosso de Cada Dia, O Desabafo dos Animais, O Drama do Menino Rhuan, Os Estado do Brasil em Cordel, Ser Mãe, Depressão Não é Frescura, Um Drama Familiar, Matemática em Cordel, O Valor de Um Professor, O Drama dos Jovens Tailandeses, Jaguaribe em Verso e Prosa, Vida e Morte de Manchinha, Mulher Simplesmente Mulher (Cordel classificado no Concurso Nacional Novos Poetas 2019, e publicado no Livro Antologia Poética), E Se o Pum Fosse Baixinho e Cheiroso, Os 10 Atletas do Céu, Mulher Inteligente, Quarentena Marvada, Corona Doença Malvada, Raízes do Alagamar, Mulher Criação Divina, Mulher Obra Prima do Criador, Cordelizando o Caju, entre outras, que podem ser lidas e compartilhadas no site: www.umacordaumcordel.com.br

Também é criador da página no YouTube: UmaCordaUmCordel, onde divulga vídeos com orientações sobre o gênero, temas diversos, reflexivos, e que chama de: Um tiquim de cordel, em alusão ao termo “tiquim” (um pouco), que faz parte do dialeto cearense e nordestino.

Cordéis do Autor

Ver mais