Uma Corda, Um Cordel

Menu
Alexandra Silva

Alexandra Lacerda

Alexandra Silva Lacerda nasceu aos vinte e um de janeiro de 1973, em Florianópolis – SC. É filha de Miguel Manoel Lacerda Filho e de Nair Silva Lacerda. Cursou o segundo grau, formando-se Técnica em Contabilidade e cursou também três anos de Teologia na Escola Técnica Quadrangular.

Conviveu com a poesia nas várias escolas onde estudou, sonhou a poesia, colecionando papel de carta e, aos dezesseis anos, já escrevia versos romanticamente rimados em seu caderninho secreto, mesmo sem saber que se tratava de poesia.

Alexandra conheceu o cordel, quando veio morar em Maceió e sua sogra, Maria Guiomar, leu em voz alta O Pavão Misterioso de José Camelo de Melo Resende, mas o primeiro cordel que ela mesma leu foi O Misterioso Sumiço da Coleção De Cordel de João Gomes de Sá.

Alexandra começou a escrever Cordel, quando foi desafiada por Ciro Veras a contar a história de amor dos dois nesse gênero literário e foi assim que o Cordel entrou em sua vida, para nunca mais sair e se tornar “o seu melhor vício”, como ela mesma diz.

Timidamente, lançou A Incrível História de Um Grande Amor que Começou na Internet, pela Nordestina Editora, um texto biográfico onde conta como conheceu seu companheiro e como veio morar em Maceió. Meses depois, lançou seu segundo cordel, uma adaptação da lenda urbana contada por seu avô, A Mulher de Branco. Nesse delicioso vício de escrever cordéis, ela escreveu também: A Infeliz História de Aniceto, O Chorão; A Última Dança; Dona Tonha e o Padre e participou da coletânea Além do Cordel, lançada pela Nordestina Editora.

Em 2019 lançou Drogas Aprisionam, Abraços Libertam e Gael, Dois Anos em parceria com seu esposo Ciro Veras. Em 2020 publicou Os Três Pedidos de Um Prisioneiro e outro trabalho junto ao seu consorte: O Abc de Um Grande Amor.

Em 2020 publicou, A Mulher que Mijava em Pé pela Soslaio Editora, um texto levemente jocoso e muito surpreendente. Também participou do Dicionário Biobibliográfico dos Cordelistas Contemporâneos pela Nordestina Editora.

Alexandra expõe os seus poemas juntamente com seu esposo numa página do Facebook, Arquivos do Coração.

Desde que entrou na vida cordeliana, tem se dedicado a aprender e a transmitir seu aprendizado a todos os que se interessam pelo cordel bem feito. Nessa lida, inaugurou com Ciro Veras a Soslaio Editora, onde é sócia-proprietária, diagramadora e revisora de métrica e rima; assim, Alexandra, Ciro e sua empresa vêm crescendo e “vestindo” os textos cordelianos com uma modernidade merecida e inédita em Alagoas.

Contato

Email: alexandra.silva.lacerda@gmail.com

Telefone: (82) 98809-9243

Cordéis do Autor

Ver mais